Correio Popular Notícia


PREVENÇÃO
Começa campanha contra o câncer do colo do útero

Data da notícia: 15/03/2014
Foto:

(Carol Camilo) A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai realizar de hoje (15) até o próximo dia 21 de março a Campanha de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero, com o tema Mulher, Tenha Amor a Sua Vida, Previna-se, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ji-Paraná, com exceção das que estão em reforma. A campanha tem como finalidade intensificar a coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero, conhecido também como Papanicolaou, nas mulheres entre 25 e 64 anos.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140315-151.jpg[/IMG] ?As mulheres que são atendidas nas UBS que estão em reforma devem seguir o seguinte cronograma: na UBS do KM 5 devem seguir para a UBS do 2 de Abril, no período da tarde, das 12 às 17 horas; Que são do Ceci Cunha serão atendidas na UBS do Dom Bosco, no período da manhã, das 8 às 12 horas; As pacientes do Primavera deverão seguir para o L1 Maringá, no período das 8 as 12 horas; As pacientes do São Francisco serão atendidas no L1 Maringá, no período da tarde, das 12 às 17 horas; O BNH atenderá no BNH da Mulher no período da tarde. Nos dias 17, 18, 19, 20 e 21, haverá atendimento no período noturno na UBS do BNH da Mulher, das 19 às 21 horas?, informou a equipe da Semusa.
Para fazer o exame, a mulher deve levar o cartão do SUS, CPF e carteira de identidade. A meta da ação é coletar aproximadamente mil exames preventivos. Devem fazer o exame, segundo o Ministério da Saúde, todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual. As mulheres grávidas também podem fazer o preventivo. O cuidado que a mulher deve ter antes de fazer o exame são os seguintes: Não estar menstruada, nos três dias anteriores ao exame não ter relação sexual (mesmo com camisinha) e não usar duchas ou medicamentos vaginais. ?O Papanicolaou é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada?, informa o Ministério da Saúde.

CÂNCER UTERINO - De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. A doença passa por diferentes fases antes de se transformar em câncer e no início a mulher não sente nada. Conforme a doença avança, podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor, nem sempre nessa ordem. É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.

POSSÍVEIS CAUSAS - A causa é a infecção persistente pelo Papilomavírus Humano, o vírus HPV. Existem mais de 100 tipos de HPV, embora poucos causem o câncer do colo do útero. O início precoce da atividade sexual e a diversidade de parceiros podem facilitar a infecção. O fumo aumenta o risco do câncer.

PREVENÇÃO - Fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). Quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em 100% dos casos. O exame preventivo é a coleta de material do colo do útero por meio de espátula e escovinha. Este material é colocado em uma lâmina de vidro para ser depois examinado em um laboratório.

Fonte:






Noticia vista 1820 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.